quarta-feira, 17 de abril de 2013

Descrição das atividades de hoje

Prezados alunos!

Descrição das atividades de hoje:

1º Apresentação das novas postagens em seus blogs;
2º Leitura do artigo: Letramento e alfabetização: as muitas facetas, de Magda Soares, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/.
Disponível também no e-mail da sala em PDF.
3º Responder às questões propostas sobre o artigo:

1. Quando surgiu o termo letramento no Brasil e com quais objetivos?
2. O que definia o sujeito alfabetizado até o censo de 1940 no Brasil?
3. Quais mudanças ocorreram no conceito de alfabetizado a partir de 1940 no Brasil?
4. Por que os termos letramento e alfabetização se confundem?
5. Quando trata sobre a "desinvenção" da alfabetização, Magda Soares aponta a reorganização do sistema de ciclos como sendo uma das causas do fracasso na aprendizagem. Por quê?
6. Elenque as falsas inferências e equívocos provocados pelo construtivismo- socioconstrutivismo em relação à alfabetização relatados pela autora.
7. O que ela expõe em sua síntese?

Enviar em word para o e-mail da professora, considerando as normas da ABNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário